Curso Tesouro Direto

O que é Bitcoin: é golpe? é investimento?

Como ouvimos falar disso? wtf is this?

Se navegar muito por sites de investimento, você começará a ver gente falando de Bitcoin. Acabamos parando na wikipedia para saber o que é Bitcoin. Lemos tudo. E aí vem a questão? Vale a pena comprar Bitcoin?

Como no Brasil qualquer paixão diverte o povo e, após uma manchete de que alguém ficou rico fazendo algo, todo mundo dana a copiá-lo, está virando moda “investir” em Bitcoin.

Bom, para quem não tem nada e está acostumado a comprar o primeiro sonho que lhe vendem pela frente, Bitcoin é uma ótima oportunidade! Não precisa nem de saber como funciona o investimento, quais fatores lhe farão ganhar ou perder (tipo pirâmides). Funciona assim: você compra um pouquinho e faz tudo que te orientarem a fazer, preferencialmente alguém que disser que está ganhando muito dinheiro.

Aí você espera e vê se ficou rico ou se perdeu aquele dinheiro. É legal, é emocionante, é tipo comprar bilhete de loteria ou ir ao bingo.

 

Eu estou dizendo que o Bitcoin não é sério? Não, não disse isso.

Bitcoin é algo sério, mas utópico e está sendo mal usado.

Não estou falando do mal uso só pelos traficantes que descobriram no Bitcoin um sistema de pagamentos anônimo muito eficaz, estou falando dos que estão ingressando na barca para ganhar especulativamente.

Esses sim, estão inflando o valor da moeda artificialmente, pois, como as Bitcoin são em número limitado, aumentando a procura, aumenta-se o preço.

Talvez os traficantes sejam os que estão fazendo melhor uso pois, para eles, a Bitcoin tem função de verdade:  é um meio de pagamento.

Para várias ONGs, também, pois estão recebendo doações em Bitcoins e podem trocar pela moeda corrente. À medida que algumas empresas estão passando a aceitar a Bitcoin, ela se reforça ainda mais como moeda alternativa.

Bacana a idéia, não é? É mesmo. Bitcoin é um negócio sério e bem bolado, não questionamos isso.

Continuemos.

Alegam que Bitcoin não tem lastro. Ora, esse daí está ultrapassado em mais de 50 anos.

Moedas não têm mais lastro em ouro desde Breton Woods. O que leva moeda a ser moeda é sua universalidade, sua aceitação. Sendo aceita, é válida como meio de pagamento, não sendo, já era.

Por isso que, quanto mais a Bitcoin se espalhar pelo mundo, mais ela se consolida.

Ela tem valor de uso? Lógico que não. O único bem que circula na economia e que não tem valor de uso é moeda, qualquer que seja ela.

Tudo bem que já ouvi casos de gente que estava com moeda no bolso da camisa e levou tiro. Acabaram salvos porque a bala pegou na moeda. Aí sim, belo valor de uso!

Fora isso, moeda só tem valor de troca (quem não souber a diferença de valor de uso e valor de troca, busque no google).

Então, toda a discussão se Bitcoin tem lastro é besteira.

A utopia da Bitcoin é achar que vai implantar um sistema livre de bancos centrais.

Beleza, o governo quer o curso forçado de uma moeda (como o Real no Brasil) e aí todo mundo passa a usar o Bitcoin. Além disso, o governo (principalmente dos States) começa a ver traficantes usando a Bitcoin, você acha que os EUA são bonzinhos ou bobinhos? No dia que incomodar, eles mandam a internet bloquear o sistema de bitcoin.

Como assim? Isso é possível? A internet não é livre?

Bobinho, não acredite em tudo que lê.

Todo o tráfego passa pelos backbones, passa por cabos, como o cabeamento submarino que vai do Brasil aos EUA, etc.

Nas grandes centrais há como bloquear IP´s e tudo o mais. Não há proxy que resolva. Enfim, quando querem, tem controle sim na internet. Ou você acha que na China acessam qualquer coisa?

Enfim, Bitcoin é válido, é útil, mas não é garantido eternamente. Se não incomodar (os governos) demais, pode até continuar existindo. Porém, para ela valer muito, ela tem que se expandir e é justamente essa expansão que aumenta a ameaça sobre ela.

Além disso, aqueles que a estão comprando para ficarem ricos (invesitmento?) e não para usarem-na como meio de pagamento acabam fazendo um mal uso do instrumento e inflando as cotações.

Fora isso, Bitcoin é dinheiro, como outro qualquer. Bitcoin é mais seguro do que as moedas de curso forçado, já que não sofrem interferência de bancos centrais? De jeito nenhum. Bitcoin é muito menos seguro, pois a proporção dos que a estão usando especulativamente é muito maior do que a moeda comum (qual moeda é mais especulada em proporção à quantidade disponível: o real ou o bitcoin?).

Para não me alongar mais.

Bitcoin é golpe, fraude? Não.

Bitcoin é investimento? Não, é reserva de valor, mas muito sujeita a oscilações.

Bitcoin vale a pena como investimento? Se você tiver duzentinhos sobrando aí, que ganhou no bicho ou na quadra da mega, pode fazer uma fezinha em litecoins.

Bitcoin vale a pena como meio de pagamento? Sim, oras, se você tem credores ou donatários que aceitam Bitcoin, perfeitamente.

Bitcoin mining, vale a pena? Se você tem Bitcoin, vale a pena, você deixa o pc no modo mining, e pode ganhar algumas Bitcoins. Agora, dizem que a quantidade de Bitcoins é limitada. Mas e quando chegar ao limite, quem decidirá o rumo da moeda? As regras atuais de sorteio entre os participantes do mining serão adequadas por todo o sempre? Se precisarem de revisão, quem será o responsável? A suposta vantagem não pode se tornar desvantagem?

Enfim, há muitas incertezas sobre o futuro da Bitcoin. Além disso, acreditamos que a sua grande vantagem (descentralização) pode se tornar justamente seu algoz em um determinado momento.  Em resumo, temos um pressentimento de que a Bitcoin tenha prazo de validade, embora incerto.

 

This entry was posted in Outros. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • Arquivo Mensal