Curso Tesouro Direto

Planilha de controle de investimentos

Controle seus investimentos em Ações e FII – Método Simples e Método Completo

Controlar investimentos em ações e fii é muito difícil.

Vasculhamos toda a internet e não encontramos uma planilha que calculasse preço médio de compra, estimasse ganhos mensais, etc. As que prometem isso, baixamos e, na hora de abrir com os editores de planilha, sempre dão erro nas macros. Resultado: o investidor, em geral, não sabe se está ganhando ou perdendo, só acha que tem noção.
Aqui vamos dar a dica de dois métodos grátis e fáceis de manter total controle sobre seus investimentos. Essa foi a nossa opção há alguns anos e estamos satisfeitos com ela.

Método simplificado

Mensalmente recebe-se o Extrato mensal de custódia e quinzenalmente o ANA (aviso de negociação de ativos). Fazendo cadastro no CEI Bovespa, o investidor pode baixar o ANA mensal, ao invés de quinzenal.

Com os dados desses dois resumos em mãos, o investidor pode usar a nossa planilha em anexo (ela não contém macros, não tem como dar erro) para calcular sua performance anual e mês a mês.

Limitações da planilha: Não leva em consideração os custos de corretagens; Não dá resultado por ativo, apenas o agregado; Vantagens: Simples e rápida de fazer, dá para atualizar todo mês em apenas 30 segundos.


PLANILHA DE CONTROLE DE INVESTIMENTOS

do Canal invéS


 planilha de controle de ações

Método completo
Nos meses em que o investidor tiver alienado FII ou ações em valores superiores a 20 mil reais, é necessário o cálculo do IRPF e, para isso, é necessário saber o preço médio de compra do ativo.

Nenhuma planilha de controle de investimentos da internet (baixamos mais de dez) deu certo. Todas deram erro de macro.
Qual a solução profissional e gratuita para o caso? Só conhecemos uma: o Microsoft Money.

Grátis? Sim, senhor. Esse aplicativo foi descontinuado pela empresa e tornou-se livre para download e instalação desde então. Porém, apesar de não sofrer mais atualizações, é uma ótima ferramenta (infelizmente, somente em inglês).
De uso bastante intuitivo e com elaboração de muitos relatórios úteis, o único fato para o qual deve atentar o investidor é o de que, nos EUA, o ganho em ações não é calculado pelo preço médio, mas pelo FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair).

Nenhum problema! Como qualquer brasileiro, damos um jeitinho e, na hora de cadastrar cada papel (ex.: BBAS3, etc.) cadastramos na categoria (ETF ou Mutual Fund, não me lembro agora) que é uma categoria cujo ganho nos EUA é apurado pelo preço médio. Caso você realize um day-trade, pode cadastrar o papel como se outro nome tivesse (ex.: BBAS3-DT). Caso você compre 500 ações de uma empresa e venda 300 no mesmo dia, cadastre 300 como código de DT e as outras 200, que permanecerão em sua carteira, com o código normal da ação.

Há também como lançar subscrições, desdobramentos e grupamentos. O sistema calcula seus ganhos mensais, os realizados e os ainda não realizados. Há que atentar para a diferença de alíquota de IR entre os EUA e o Brasil, mas, como o Money te dá a base de cálculo, basta aplicar a alíquota brasileira.

O sistema faz um controle completo de seus investimentos, inclusive fora da bovespa. É um sistema grátis, completo e fácil de manipular. Indicamos.

planilha de controle de ações

This entry was posted in Ações and tagged , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • Arquivo Mensal